A Moda do Ovo de Páscoa!!!

A tradição de presentear com ovos é muito antiga. O ovo simbolizando vida eram tingidos pelos egípicios e persas para presentear amigos e parentes para comemorar a chegada da primavera depois de um duro inverno. Não eram ovos de chocolate e sim ovos coloridos com cores da primavera celebrando assim a renovação da vida. Os ovos de chocolate foram criados apenas no século XX.

E porque de chocolate?

O chocolate para os Maias e Astecas eram considerados sagrados como o ouro, na Europa chegaram no século XVI onde acreditava-se que possuiam poderes afrodisíacos e que dava poder e vigor sendo reservados apenas para os governadore e soldados.

Interessante combinação, o ovo representando vida com o chocolate trazendo poder e vigor acaba se tornando moda para presentear na comemoração da Páscoa que carrega um significado tão profundo de vida, renascimento. A Páscoa do hebraico Pessach signicando passagem, uma festa cristã que celebra a passagem de Cristo entre morte e vida que pelo calendário ocorrre na mesma época de uma das maiores comemorações dos judeus o Pessach para celebrar o êxodo deste povo do egito, é a passagem para liberdade.

E o que o coelho tem haver com isso?

O coelho sempre representou nas mais remotas civilizações fertilidade e o ritual do coelhinho distribuir ovos foi trazida pelo alemães para América no século XVII.

Não importando a crença, religião ou cultura vamos aproveitar toda essa energia de abundância , renovação de vida , renascimento que vem com as diversas comemorações da Páscoa e recarregar nossas forças para levar uma vida mais feliz e abundante em amor.

Agora que sabemos o significado de toda essa simbologia vamos nos transformar em coelhinhos e distribuir muitos ovinhos desejando a todos nossos queridos muita abundância , vida e renovação e claro esperar os nossos, que delícia!!!

FELIZ PÁSCOA!!!

3 comentários:

silviart disse...

simplesmente muito gostoso e esclarecedor...
adorei..
bisous

LILIAN CHECCHIA disse...

sil, sabe que adoro saber o proque do porque,rsrsrsrrs!!!
Achei legal falr um pouco sobre habitos que temos sem pensar, mas com gde significado...aahhaha!!!

Kaomi disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.